Lei Paulo Gustavo - LPG Governo do RN

Foto de Francisco Wellington Lima de Oliveira

Francisco Wellington Lima de Oliveira, conhecido publicamente como Pai Bolinha de Ogum, é Sacerdote de Umbanda, cartomante e liderança religiosa e cultural na cidade de Mossoró/RN. Nasceu em 01 de julho de 1983, no município de Messias Targino/RN, em uma família profundamente vinculada à tradição umbandista. É filho de Maria das Graças Silva Lima, anciã e participante ativa da Tenda Espírita de Umbanda Corta Embaraço, onde contribui com saberes ancestrais femininos na transmissão e preservação da Cultura Umbandista, e de Francisco das Chagas Lima de Oliveira (in memoriam), que atuou como ogã no Centro Espírita de Umbanda Xangô Agojô.
Sua trajetória educacional teve início na Escola Santa Elisabete – Lar da Criança Pobre, em Mossoró, onde cursou o ensino fundamental e teve formação escolar católica entre 1990 e 1998. Posteriormente, estudou no IFRN – Campus Mossoró, de 1999 a 2002, concluindo o ensino médio na Escola Estadual Jerônimo Rosado, entre 2003 e 2004.
Nascido e criado no culto umbandista, Pai Bolinha foi iniciado oficialmente na Umbanda no ano de 2003, pelo sacerdote Pai Neto de Xangô, dirigente do Centro Espírita de Umbanda Xangô Agojô (CEUXA), casa à qual permanece vinculado até hoje. Em 2007, também sob orientação e cuidados de Pai Neto, foi iniciado no culto à Jurema Sagrada, ampliando sua formação espiritual afro-ameríndia. Atua como cartomante desde 1999, tornando-se amplamente conhecido a partir de 2010, quando passou a participar de diversos programas nos meios de comunicação de Mossoró.
Ao longo de sua caminhada religiosa, auxilia e representa seu sacerdote em diversos eventos internos e externos do CEUXA, exercendo papel de confiança e articulação comunitária. Desde 2019, integra a coordenação do Fórum das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Matriz Afro-Ameríndia de Mossoró/RN, exercendo a função de Coordenador de Articulação Sociopolítica e Religiosa. Também compõe a coordenação da Louvação ao Baobá, manifestação cultural e religiosa realizada anualmente desde 2003, no dia 20 de novembro, em celebração ao Dia da Consciência Negra, recentemente reconhecida oficialmente como Patrimonio Cultural e Imaterial no Município de Mossoró e do Estado do Rio Grande do Norte.
Pai Bolinha de Ogum é fundador e dirigente da Tenda Espírita de Umbanda Corta Embaraço, onde, desde dezembro de 2024, vem desenvolvendo seus filhos e filhas de santo, fortalecendo práticas de cuidado espiritual, pertencimento comunitário e preservação das tradições umbandistas.
Atua voluntariamente como fundador e diretor de vivências afro-ameríndias no Centro ÌGBÍN de Formação, Pesquisa e Assessoramento, destacando-se em projetos culturais e educativos como “Pontos Cantados nos Xangôs de Mossoró” e “Filosofando com as Juventudes sobre Pertencimento e Cidadania Cultural”. Também é fundador e brincante dos blocos carnavalescos “É Babado” e “Boneco Zé Folia”, expressões populares que articulam cultura e pertencimento afro-mossoroense.
Integra a equipe de organização de importantes eventos e manifestações culturais e religiosas da cidade, entre eles a Louvação ao Baobá, o Encontro do Fórum das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Matriz Afro-Ameríndia de Mossoró e o Cortejo da (Re)Existência e Liberdade Afro-Mossoroense. Há mais de 20 anos, promove a tradicional Festa de Emanuel, entidade da Umbanda cultuada juntamente com Cosme e Damião, cuja celebração ocorre no mês das crianças e se configura como uma ação sociocultural aberta, reunindo crianças da Comunidade Corta Embaraço e de todo o bairro Barrocas.
Em reconhecimento à sua trajetória e contribuição social, cultural e religiosa, Pai Bolinha de Ogum recebeu o Troféu Vidas Negras e o Título de Cidadão Mossoroense, concedido pela Câmara Municipal de Mossoró.

Município de atuação:
Mossoró/RN