Lei Paulo Gustavo - LPG Governo do RN

Foto de Lígia Kiss da Silva

Lígia Kiss é atriz, diretora, roteirista e produtora cultural nascida em Mossoró, Rio Grande do Norte. Mulher preta, de cabelos cacheados e sotaque nordestino marcante, atua profissionalmente nas artes cênicas há mais de duas décadas, com registro DRT desde 2012. Sua trajetória é marcada por um profundo compromisso com a cultura popular e com o fortalecimento das artes no interior nordestino.
Desde 2008, é integrante da Cia Pão Doce de Teatro, um dos grupos mais longevos e ativos do RN, com reconhecimento nacional. Com a companhia, participa ativamente como atriz, diretora e produtora cultural, levando espetáculos a diversos estados do Brasil e a dezenas de festivais, tanto presenciais quanto virtuais — tendo atuado entre 2019 e 2022 em mais de 35 festivais online.
Assinou a direção de “Os Amores de Cora e Chico” pela Cia Pão Doce e, no audiovisual, roteirizou e dirigiu o curta-metragem “Maleme”, protagonizado pela atriz Tony Silva. O filme foi selecionado para diversos festivais de cinema no Brasil, recebendo o prêmio de Melhor Curta no FACIM (Festival Alternativo de Cinema de Mossoró) em 2021.
Lígia também se destacou na cena teatral carioca ao conquistar, junto com a Cia Pão Doce, o prêmio de Melhor Cena Curta no Festival de Teatro do Rio de Janeiro com o trabalho "Constança".
No cinema e na televisão, integrou o elenco da novela Velho Chico (TV Globo), dirigida por Luiz Fernando Carvalho, e atuou no longa-metragem “Alegria do Amor”- com direção de Marcia Paraiso, da Plural Filmes, que marcou sua estreia internacional. Participação na segunta temporada de "Cangaço Novo" - com direção Fabio Mendonça. Um curta "Pemba" - com direção de Lourival Andrade
Com talento multifacetado e dedicação contínua à arte e à cultura, Lígia Kiss segue contribuindo de forma potente para a cena artística nacional, sendo referência de resistência, criação e excelência no fazer teatral e audiovisual do interior do Brasil.

Município de atuação:
Mossoró/RN